Clique nas imagens para ampliar
A carne, devido à sua composição, é rica em proteínas, lipídios e água. Esse conjunto torna este alimento particularmente favorável ao crescimento de microrganismos indesejáveis que podem alterar sua coloração e gosto. Esse processo de decomposição é bastante diminuído, quando se utiliza uma câmara fria para carnes.
Para reduzir essa degradação, em particular o desenvolvimento de microrganismos, a refrigeração é de fundamental importância, devendo acompanhar todo o processo de preparação deste alimento, logo após o abate. A câmara fria para carnes, integrada ao ambiente refrigerado para processamento de alimentos, propicia esta condição de baixa temperatura que inibe a proliferação dos microrganismos.
Após o abate, se o produto não for transferido para uma câmara fria, inevitavelmente ficará exposto à contaminação microbiana em sua profundidade. Apesar de todas as precauções tomadas para evitar contaminação, o contato com equipamentos, ferramentas, mãos e roupas acabam de alguma forma influenciando.
A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO NA CÂMARA FRIA PARA CARNES
Mais uma vez, o crescimento de microrganismos é um evento que depende da temperatura. Para evita-lo, é essencial reduzir a temperatura da carne imediatamente após o processamento inicial. O resfriamento do produto realizado na câmara fria para carnes é conhecido como arrefecimento.
Geralmente, quando consumidores compram carne para o consumo, armazenam o produto em sua geladeira doméstica. Guardada as proporções, a câmara fria para carnes não deixa de ser uma geladeira, pois ambas são fechadas, com porta, iluminação interna e um motor responsável pela retirada do calor interno.
COMO É FEITA UMA CÂMARA FRIA PARA CARNES
A câmara fria para carnes é montada com painéis isolantes produzidos por processo contínuo de fabricação, o que garante mais uniformidade no isolamento. As duas laterais dos painéis, com chapas de aço de 0,5 mm de espessura, resultarão em elementos estruturais robustos e adequados para montagem das paredes e tetos.
Para que a câmara fria tenha um funcionamento otimizado, faz-se necessário consultar uma empresa experiente e que faça uma avaliação criteriosa e detalhada, visando atender todos os requisitos dos clientes.
Detalhes como dimensões de portas, tipos de portas - giratórias ou “de correr” -, sentido de abertura visando facilidade de operação, são algumas das variáveis consideradas para um projeto adequado de câmara fria para carnes.
A Prófrio está plenamente apta e capacitada tecnicamente para poder oferecer câmara fria para carnes, hortifrúti e laticínios, para as mais variadas aplicações e de acordo com as exigências e necessidades de cada cliente. Entre em contato e solicite seu orçamento.
Para saber mais sobre Câmara fria para carnes
Ligue para (11) 3858-1015 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!