Clique nas imagens para ampliar
As centrais de refrigeração são equipamentos utilizados em grandes instalações industriais nas quais a distância a percorrer pelo gás refrigerante, torna o sistema normal com expansão direta, inviável, a partir de uma única sala de máquinas.
A central de refrigeração para solução de etileno glicol é na verdade constituída pelo equipamento frigorífico em si, que fará o resfriamento de uma solução “alcoólica” para ser conduzida aos pontos de consumo e resfriamento dos mesmos. Ou seja, é o uso de um fluido secundário para atingir muitos pontos distantes, distribuídos por diversas câmaras frigoríficas, ambientes climatizados, etc.
Ela é criada a partir do processo clássico de refrigeração, possibilitando que o fluído secundário -etileno glicol- seja resfriado através de um trocador de calor que possui dois circuitos. No primeiro circuito, há a expansão do gás refrigerante e no outro passa o líquido ou a solução que se pretende resfriar. Neste segundo circuito, o líquido é bombeado até os pontos de consumo.
A central de refrigeração para solução de etileno glicol é composta pelos seguintes componentes: a parte de refrigeração em si, com compressor (es), condensador, válvula de expansão, “evaporador”, separador de óleo, tanque de líquido, além de toda a parte elétrica como quadro elétrico de força e comando, mais os dispositivos de segurança, conjugado com o circuito secundário, com as bombas e tubulações isoladas.
QUANDO SE DEVE UTILIZAR A CENTRAL DE REFRIGERAÇÃO PARA SOLUÇÃO DE ETILENO GLICOL
A utilização da central de refrigeração para solução de etileno glicol é viável em casos onde os pontos de consumo estão distantes e necessitam de baixas temperaturas de operação. Ou seja, se temos ambientes climatizados e/ou câmaras frigoríficas, trabalhando a temperaturas inferiores a ambiente, entre 0ºC a 15ºC, faz-se necessário a adição de etileno glicol, para evitar o congelamento da água que será bombeada até os “Fan-Coils” ou unidades de consumo. A quantidade de etileno glicol a acrescentar irá depender de cada projeto e condição de trabalho. O acompanhamento constante da solução que deverá ser bombeada em temperaturas negativas, na central de refrigeração para solução de etileno glicol é essencial, pois garante segurança no desempenho e consequentemente nos resultados da “operação”.
PRÓFRIO – ESPECIALISTA EM REFRIGERAÇÃO
Para atender às necessidades de cada projeto é indicado que se contrate uma empresa especialista em refrigeração industrial. A PróFrio é qualificada para estas instalações pois garante aos clientes retorno rápido e satisfação garantida. A empresa se caracteriza por oferecer a melhor central de refrigeração para solução de etileno glicol.
Entre em contato com a PróFrio e obtenha mais informações sobre a central de refrigeração para solução de etileno glicol e solicite seu orçamento.
Para saber mais sobre Central de refrigeração para solução de etileno glicol
Ligue para (11) 3858-1015 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!